Dicas para melhorar a leitura das ondas

Dicas para melhorar a leitura das ondas

Saber interpretar as ondas, antecipar a direção e a velocidade em que elas quebram é uma das habilidades mais importantes do surf.

Escolher a onda certa implica observação e abre um universo inteiro de vantagens em relação a outros surfistas.

Ao dominar esta arte, certamente você pegará as melhores ondas, com mais facilidade, cairá com menos frequência, ficará menos cansada e acima de tudo, se divertirá muito mais.

A primeira lição é a mais simples de todas: ondas que fecham completamente, NÃO são boas para o surf.

Em resumo, elas não têm uma parede na qual o surfista possa percorrer alguns metros lateralmente. Caso você seja uma surfista iniciante e estiver aprendendo na beira, estas ondas servem para o aprendizado, pois é o suficiente para empurrar o surfista e ele possa desenvolver os princípios básicos.

Agora que você já conhece as fechadeiras, como decifrar o “código genético” de uma onda ou como descobrir se ela quebrará à esquerda ou à direita.

Ao assistir as ondas que ainda estão se formando, você deve observar algumas coisas:

  1. Observe a linha do horizonte, quando uma série de ondas estiver surgindo, compare a linha do horizonte com o ângulo da onda;
  2. Identifique o ponto mais alto (pico) da onda;
  3. O lado com a maior inclinação ou ângulo indica onde a onda se romperá;
  4. A direção em que a onda quebra é a direção em que deve ser surfada;
  5. Quando uma onda se forma em triângulo, abrindo para os dois lados, e você estiver perfeitamente posicionado no pico da onda, “o ponto de partida", poderá escolher se quer ir para a esquerda ou direita;
  6. Importante lembrar que uma esquerda é definida com uma onda que quebra para o lado esquerdo quando se está remando para ficar em pé na prancha. Da mesma forma são as direitas, para o lado oposto;
  7. É de suma importância observar as ondas quebrando por algum tempo antes de entrar no mar. Definitivamente esta é uma atitude que fará bastante diferença quando estiver lá dentro;
  8. Observe até você ter noção de como está a formação das ondas, se há muitas fechadeiras, qual o tempo entre as séries, quantas ondas por série, se há mais direitas ou esquerdas e também onde está quebrando as melhores ondas na praia;
  9. No caso de lugares onde as ondas quebram sempre na mesma direção, em fundos de pedra ou corais, a leitura se torna um pouco mais simples. Isso de deve ao fato de as ondas romperem quase sempre no mesmo lugar, em um pico definido;
  10. Deve-se levar em consideração também para analisar as ondas, a influência do vento e da maré, as correntezas e até mesmo a qualidade do fundo, que pode estar prejudicado por excesso de cobertura de areia sobre as pedras por exemplo.

Se voce quer se aprofundar nesse conhecimento, existem cursos que ajudam a entender melhor as previsões das ondas, o que pode otimizar seu tempo na hora de escolher onde surfar.

Mas o, mais importante, é saber analisar a ondulação como um todo. As ondas podem vir de várias direções e certamente isto influencia muito na formação delas.

Diferentes praias ou picos recebem diferentes ondulações com melhor ou pior qualidade.

É o que justifica estarmos de frente do mar e as ondas não estarem muito boas, mas há poucos quilômetros dali há ondas perfeitas quebrando. Isso porque as condições estavam mais favoráveis para o segundo pico.

Por isso é primordial ficar sempre atenta para escolher o pico correto e desfrutar das melhores condições possíveis naquele dia.

Boas ondas e vamos juntas nessa evolução!

Treinamento de surf feminino

Galeria

Pare de esperar.
Comece a construir.

Ver Programas

Contato